Noções de Espaço
Desenvolvimento: Dar um jornal para cada participante, pedindo que coloquem no chão e que imaginem que o jornal é um barco, tudo que estiver em volta será o mar. Avisar que quando o coordenador parar a música e gritar “olha o tubarão”, todos tem que subir no jornal.
Na medida em que as músicas vão tocando, o coordenador vai tirando aos poucos os jornais, para que as pessoas ao subir no “barco” tenham que ficar juntas, no final dependendo da quantidade de pessoas deixar só dois jornais.
As noções espaciais a partir da animação infantil Dora, A Aventureira
Para desenvolver as noções tempo-espaço, optamos pelo episódio A Cidade Perdida, no qual os personagens perdem objetos, que precisam ser resgatados. Para isso, Map indica três lugares que deveriam percorrer: Pirâmide dos Números, Selva Desarrumada e Cidade Perdida. O local “Selva Desarrumada” mostra a organização espacial de uma selva, na qual os elementos estão desordenados – árvores invertidas, peixe no ninho, nuvem no chão (Figura 1). Assim, utilizamos essa cena para compreender as noções topológicas das crianças principalmente sobre as relações verticais e horizontais.
Para isso, duas atividades foram planejadas com o objetivo de organizar, por meio de colagem, os elementos da cena do filme: 1) A organização da “Selva Desarrumada” a partir de um ponto de referência (uma árvore); 2) A organização da Selva Desarrumada sem referencial. Essas duas atividades foram desenvolvidas em dias diferentes, mas tiveram rotinas semelhantes em seus desenvolvimentos: ao iniciá-las, mostramos a Figura 1, na qual os elementos estão desorganizados e permitimos o diálogo entre os alunos, que discutiram as posições corretas; depois, entregamos as folhas, as figuras dos elementos desordenados e a cola. Realizamos isso em ambas as atividades, porém na primeira, a folha (Figura 2) entregue tinha uma árvore já em posição correta enquanto que na segunda não havia esse referencial. A Figura 3 corresponde aos