O que é Marketing Cultural
Marketing cultural é um termo criado para os brasileiros, que utiliza a cultura para proteger ou fixar um produto ou imagem de uma empresa. Associa-se a expressões e manifestações artísticas e culturais. Tornar viável esses projetos ou atividades culturais troca-se interesses entre instituição e a sociedade. Ambos ganham com o marketing cultural, a sociedade cultura, a instituição o reconhecimento.
Dentro deste conceito O Governo Federal, os Governos Estaduais e muitos municípios brasileiros têm exposto a disposições leis com o objetivo de estimular e incentivar a participação das instituições na produção e difusão da cultura brasileira, como a Lei Rouanet, a Lei do Audiovisual (federais) e a Lei Mendonça (São Paulo). Entre outras.
O marketing cultural vem sido utilizado por grandes empresas, pois além de ter um retorno financeiro, é apoiado pela lei de incentivo fiscal, o investimento em evento cultural fixa a imagem da marca como uma organização atenta aos interesses da sociedade.
No Brasil Marketing cultural teve inicio anos 90, quando pegou forças e vem ganhando cada vez mais espaço, por apresentar uma solução barata e garante atingir exigências de mercado como a diferenciação da marca e faz com que a empresa seja responsável socialmente.
Algumas estratégias de marketing cultual
Para realizar essa estratégia precisa considerar todas as etapas do Ciclo da Produção Cultural: a inspiração que se transforma em ideia, a ideia que é planejada e vira um projeto, o projeto que passa por uma estratégia de marketing para chegar ao mercado, a negociação até o contrato, a produção (equipe, capacidade de realização, melhor época de realização, local, etc) e o planejamento da mídia, para chegar ao público que deseja atingir, cujo perfil deve ser conhecido antecipadamente e com a máxima clareza.
O aumento da venda de produtos com o MARKETING CULTURAL não pode (salvo algumas estratégias específicas) ser medido pelos métodos tradicionais. Por