helder
Texto nº 05: ESPAÇO E FORMA NA EDUCAÇÃO INFANTIL ( MELO, Mª José)
Que conhecimento geométrico deve ser trabalhado com crianças da Educação Infantil de modo que elas tenham oportunidade de desenvolver adequadamente noções de espaço e forma?
De um modo geral observa-se que o trabalho com a matemática, em especial com a geometria, pouco tem sido explorado com as crianças na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Quando isso acontece, comumente o professor sugere apenas o reconhecimento das formas geométricas: quadrado, retângulo, triângulo e círculo que consiste principalmente em atividades para a criança pintar essas formas e nomeá-las. Por outro lado, é inegável que os conhecimentos matemáticos construídos pelas crianças nesta etapa de sua escolarização são de grande relevância para estudos posteriores e para a vida cotidiana.
Quando a criança chega à escola, já traz um conhecimento geométrico construído em situações de brincadeiras, na interação com o outro e por meio da observação de objetos. Esses conhecimentos advindos de situações por ela vivenciadas como jogar bola, brincar de amarelinha, pular corda, jogos de encaixe, dentre outros, pouco tem sido explorado na escola. Nesse sentido, é fundamental que o professor reconheça e explore essas e outras situações como forma de contribuir para a aprendizagem do conhecimento geométrico das crianças.
Nessa perspectiva, como ensinar geometria a criança sem perder de vista as suas vivências? Que metodologia o professor deve priorizar nesse nível de escolarização? O educador tem o papel de propiciar aos seus alunos atividades de ensino que permitam expressar o que eles já sabem com a finalidade de orientá-los na reorganização desses saberes os quais são relevantes no processo de construção do conhecimento geométrico sistematizado e na ampliação de novos conceitos.
Explorar a geometria a partir de