Noções de biblioteca e seu papel como espaço educativo
O objetivo do capítulo é conhecer o processo evolutivo da história do livro. E assim, relacioná-lo com as diversas transformações da escrita, desde os primórdios até os dias atuais. A temática central é a história do livro. Através das seguintes informações: A história da escrita; O desenvolvimento da escrita; A imprensa; A história do livro.
Seção 1 – A história da escrita Os seres humanos, ao longo dos tempos, desenvolveram diferentes formas de comunicação para se proteger das adversidades da natureza, expressar suas emoções e sentimentos, conviver em grupos. Das cavernas às modernas formas de comunicação, muitos sinais e símbolos foram desenvolvidos pelos indivíduos para registrar variados momentos de sua trajetória.
A origem da escrita A escrita é o processo de registro de caracteres com a intenção de formar palavras ou outras construções de linguagem. Os sumérios desenvolveram uma das mais antigas formas de escrita, usada para registrar o gado, a comida e outros bens. Escribas (copistas profissionais) usavam um estilete afiado de junco para inscrever figuras simples, conhecidas como pictogramas, nas tabuinhas de argila. Os pictogramas se tornaram mais abstratos, transformando-se, com o passar do tempo, em uma nova forma de escrita, conhecida como cuneiforme.
Seção 2 - O desenvolvimento da escrita Os egípcios criaram a escrita hieroglífica. Ela consistia em símbolos, os hieróglifos, que representavam palavras. Quanto à escrita chinesa, era composta de ideogramas, representação de ideias por meio de sinais que reproduzem objetos concretos. Mil anos antes de Cristo, aconteceu uma verdadeira revolução: a invenção do alfabeto fonético, conjunto de signos usados para representar os sons da fala. Foi uma longa história. Na origem do alfabeto estão os fenícios. Esse povo fazia intenso comércio marítimo com várias regiões. Para anotar o que compravam e o que vendiam, criaram alguns