organização do espaço educativo na educação infatil
Para ensinar os usos e as formas da língua para se escrever ou falar é necessário, sempre que possível, faze – ló em situações comunicativas. Significa ter como unidade de ensino a unidade funcional da língua: o texto. Significa também trazer para dentro da escola a diversidade que existe fora dela, abrindo assim, para nossos alunos, as portas do mundo letrado. Em função dessa nova compreensão do que seja a tarefa de alfabetizar, resolvermos elaborar uma pesquisa junto a profissionais da área com o propósito de nos fornecer instrumentos que nos levassem a elaborar discursos da educação infantil e como tal buscar propostas, para indicar possibilidades de ampliação da pratica escolar em relação a atividades especificas ou para justificar pedagogicamente os encaminhamentos propostos. O espaço ideal proposto na literatura como um local acolhedor é primordial na formação de futuros leitores assíduos e interessados. O professor da educação infantil deve se tornar um freqüentador desses espaços educativos oferecidos pelos administradores.
2 DESENVOLVIMENTO
O espaço em que trabalho transmite e oferece segurança a criança, pois é um ambiente acolhedor, mas acima de tudo o educador precisa conhecer bem o espaço onde o aluno passará grande parte.
Para que o aluno tenha prazer pela literatura, é preciso ter um ambiente próprio com recurso para que o aluno sinta gosto. Hoje podemos nos alegrar com projetos sociais que oferecem incentivos a todos as idades. Local esse que se chama biblioteca Cora Coralina apoiada pelas empresas Anglo American e Votorantim Metais.
Nem todas as instituições têm condições de oferecerem materiais aos seus alunos.