A biblioteca dos meus sonhos
Bárbara Ledo de Almeida2
Helenilza Santana dos Santos3
Michelly Daiany Póvoas4
RESUMO
Explana que o profissional Bibliotecário, enquanto um líder almeja atender as necessidades informacionais dos diferentes seguimentos da sociedade, e o desenvolvimento de diversos setores e espaços dentro da biblioteca. Enfatiza que o bibliotecário enquanto gestor da informação tem com principal função desenvolver ferramentas administrativas dentro das Unidades de Informação e que tais ferramentas disponíveis devem ser acopladas a habilidade de administrar, identificar, observar e analisar problemas, soluções e projetos. Assim, o líder bibliotecário, acompanha com mais precisão a Unidade de Informação, identificando riscos e oportunidades que são apresentadas nas atividades desenvolvidas. Seria o estudo dos fatores de acréscimo interno e externo aplicados a UIs.
1 INTRODUÇÃO
Coloca que o bibliotecário não pode continuar a ser apenas um mero arrumador e catalogador de livros, que deve assumir o papel de um técnico que entende além da Biblioteconomia, com características, com noções sólidas sobre assuntos gerais ou mesmo assuntos que compõem o acervo do centro informacional que trabalha.
É inegável o papel do bibliotecário enquanto gestor da informação e que o mesmo deve desenvolver ferramentas administrativas visando o aprimoramento e aplicabilidade das habilidades de administrar, identificar, observar e analisar problemas, soluções e projetos.
A profissão de Bibliotecário exige constantemente a prática da administração considerando uma gestão que englobe a elaboração de projetos e consequentemente a interligação de habilidades indo desde o saber de lidar com pessoas a solução de problemas. O bibliotecário tende a ser um profissional mais proativo, ou seja, sem medo de ousar refletindo consideravelmente para que se tornasse um bom líder com criatividade, passando a cunhar um ambiente propício.
2 QUEM É A BIBLIOTECA?
Considerando que a