Pedagogia
NOÇÕES ESPAÇO-TEMPORAIS PELA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO
INFANTIL
Autor: Roberta Havana Martins Gomes Queiroz
Co-Autores: Elaine Cristina da Silva Albuquerque Saraiva
Universidade Estadual do Ceará – UECE
RESUMO
O presente artigo almeja expor e problematizar a relevância da psicomotricidade na elaboração das noções espaço-temporais na educação infantil. O estudo foi realizado durante a disciplina História e Geografia I do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará.
Assim, pretendemos contribuir para a melhor orientação do professor em sua prática pedagógica, podendo auxiliar a construção de conceitos espaço-temporais pela criança, acreditando que esses são aspectos fundamentais para o desenvolvimento desta. Para o embasamento deste estudo procura-se atrelar aspectos da Psicomotricidade (pensamento e movimento), da Geografia (espaço) e da História (Tempo), pois sem a colaboração destas três áreas seria realizado um discurso vago e inconsistente.
PALAVRAS-CHAVE: Psicomotricidade, Espaço-temporais, Prática Pedagógica.
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho adota como objeto de reflexão a construção das noções espaço-temporais adquiridas pelas crianças na educação infantil, procurando discutir os benefícios da psicomotricidade no desenvolvimento dessas noções.
A aquisição dessas noções é importante para que a criança possa perceber posições que os objetos ocupam, ou seja, para que elas possam se situar em um determinado espaço e compreender quando um objeto ou pessoa está perto ou longe, dentro ou fora, etc.
Nas noções temporais as crianças poderão se localizar em determinados acontecimentos passados e se projetar no futuro, ter noções de tempo como horas, meses, estações, etc. Se essas noções não forem bem formadas o individuo poderá sofre as consequências na idade adulta, como por exemplo, não ter uma idéia bem formada de direita e esquerda, não saber o
2
que está a norte, sul,