Novos temas nas aulas de História: gênero
Carla Bassanezi Pinsky é historiadora com doutorado em Ciências Sociais na área de Família e Gênero, pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e mestrado em História Social pela USP (Universidade de São Paulo). Foi pesquisadora do Núcleo de Estudos de Gênero Pagu-Unicamp. É autora dos livros “Pássaros da liberdade”, “Mulheres dos anos dourados” e “Virando as páginas, revendo as mulheres”; coautora de “O Brasil que os europeus encontraram”, “Fontes históricas’’, “História na sala de aula”, “História das mulheres no Brasil”, “História da cidadania” e “Novos temas nas aulas de História”; e organizadora das obras “Faces do fanatismo”, “História da cidadania”, “O historiador e suas fontes” (todos pela Editora Contexto).
Voltada de modo especial aos professores, esta obra está subdividida em sete subcapítulos, os quais estão dispostos numa sequência que vai desde a explanação da falta de entendimento da maioria dos alunos sobre este tema, perpassando pela sua definição e necessidade de abordá-lo sob a ótica de contextos históricos sociais nos quais se percebe espaços que podem suscitar aulas mais interessantes, sugerindo por fim, subsídios concretos para sua execução de modo que os professores levem os alunos a se apropriarem do sentido e do uso adequado da palavra “gênero” como uma dimensão das relações sociais que lhe dão os historiadores e não como a maioria demostra, relacionando-o simplesmente como um termo gramatical de “gênero masculino e feminino” relatado no 1º subcapítulo.
Segundo a autora, “[...] O importante é fornecer aos estudantes elementos para [...] fazer com que percebam como [...] o masculino e o feminino [...] têm sido [...] representados e, a partir disso, como as sociedades se organizam [...].”. (p.29)
No 1º subcapítulo, intitulado de “O natural e o social”, a autora relata que, inspirada na Gramática, a palavra