esporte
Assim, faz-se necessário uma orientação a qual os valores do esporte, do jogo e da brincadeira, saiam do espaço, das escolas e/ou clubes transitando para além, assumindo um valor de referência na inclusão e no bem-estar. O esporte ensina a respeitar as regras do jogo, respeitar os limites e sempre agir em cooperação ao próximo.
Nossos jovens têm acesso a diferentes males do mundo moderno, refiro-me aqui, não somente ao uso desencadeado da internet, que deixa de lado regras e o convívio, mas também a uma geração cercada por drogas, bandidagem e etc. Aliar esporte e escola propicia um melhor aprendizado que se trona mais proveitoso e prazeroso, além de ocupar o tempo ocioso, de certa forma, afastando os jovens de diversas situações de risco. O esporte junto à democratização da educação exerce um papel preventivo, estreitando as relações sociais e tirando os jovens da marginalização.
Destaca-se também a importância do esporte na inclusão de pessoas portadoras de necessidades especiais. A prática de esportes modifica a vida dessas pessoas, melhorando a qualidades de vida, trazendo muitos progressos. Alem disso é trabalhado o respeito a diferenças promovendo á integração entre todos os envolvidos no processo.
Hoje, percebemos diversos projetos nas escolas de rede pública, tais como Mais Educação e Segundo Tempo, os quais unem o esporte e a educação, na busca pela formação de cidadãos, agentes de transformação de sua própria vida e do ambiente que os cercam, enfatizando a participação coletiva e solidária no processo social, político e econômico, com a finalidade de alcançar o desenvolvimento integral do individuo e a sua formação para o exercício da cidadania e a