Novo mercado municipal de salinas
Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas
Arquitetura e Urbanismo
Allyson de Farias Alves
NOVO MERCADO MUNICIPAL DE SALINAS – MG
Montes Claros - MG
2012
Instituto Educacional Santo Agostinho
Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas
Arquitetura e Urbanismo
Allyson de Farias Alves
NOVO MERCADO MUNICIPAL DE SALINAS – MG
Projeto de Pesquisa apresentado à disciplina Fundamentos para o trabalho Final de Graduação como requisito parcial para a elaboração do artigo, do curso de Arquitetura e Urbanismo ministrada pela professora Marcela Alvares Maciel.
Montes Claros - MG
2012
SUMÁRIO
1.Introdução 04
2.Justificativa 05
3.Objetivos 06
3.1 Objetivo geral 06
3.2 Objetivos específicos 06
4.Revisão Teórica 06
5.Metodologia 09
6.Cronograma 09
7.Referências 10
1 - INTRODUÇÃO
Considerados patrimônios, os Mercados Municipais são parte da identidade das cidades, impõem o caráter de sua gente, seus hábitos, costumes e cultura. Deveriam ser um local limpo, organizado e prazeroso, onde ocorre a troca de mercadorias por uma unidade monetária ou por outros bens.
É um sistema que acompanha a história unindo o rural e o urbano. Nas cidades Medievais do Ocidente a circulação nas vias era dificultada, uma vez que os mercados não dispunham de local permanente e as atividades eram realizadas de maneira informal nas ruas, praças e nas residências. Com o tempo, de acordo com as necessidades as atividades foram se difundindo. Como exemplo, os açougueiros, que foram os primeiros a se separar do emaranhado de atividades porque estes geravam resíduos que incomodavam os demais. Posteriormente junto a eles, saíram também os sapateiros que careciam do couro animal para a confecção dos calçados evitando o grande deslocamento para conseguir a matéria prima. Este fato mostra um intuito de