Teorias da Administração I
Salinas
2012
Desenvolvimento Econômico Local
Salinas
2012
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
Reestruturação Capitalista 5
CONCLUSÃO 9
INTRODUÇÃO
O desenvolvimento econômico é um conceito que por sua amplitude aproxima a economia das demais ciências sociais. Sua caracterização não se restringe ao crescimento da produção em uma região, mas trata principalmente de aspectos qualitativos relacionados ao crescimento. Os mais imediatos referem-se à forma como os frutos do crescimento são distribuídos na sociedade, à redução da pobreza, à elevação dos salários e de outras formas de renda, ao aumento da produtividade do trabalho e à repartição dos ganhos dele decorrentes, ao aperfeiçoamento das condições de trabalho, à melhoria das condições habitacionais, ao maior acesso à saúde e à educação, aos aumentos do acesso e do tempo de lazer, à melhora da dieta alimentar e à melhor qualidade de vida em seu todo envolvendo condições de transporte, segurança e baixos níveis de poluição em suas várias conotações.
Reestruturação Capitalista
A Reestruturação é o termo que engloba o processo de mudanças ocorridas nas empresas e principalmente na organização do trabalho individual, inovações tanto tecnológicas como organizacionais, buscando alcançar uma organização de trabalho mais flexível.
Retomando-se um pouco da evolução da teoria da administração pode-se observar que, até os anos 70, as organizações caracterizavam-se por terem uma estrutura predominantemente formal, hierarquizada, com centralização de informações e decisões.
A organização e a gestão do trabalho baseavam-se em elementos como divisão das tarefas e, consequentemente a especialização do trabalhador, separação entre execução e produção (ficando a execução a cargo dos níveis hierárquicos mais elevados) aumento do controle