Teoria da Administração I
Departamentalização funcional: Agrupa funções comuns ou atividades semelhantes para formar uma unidade organizacional.
Vantagens: manter o poder e prestígio das funções primordiais, criar eficiência através do principio da especialização, centralizar o conhecimento dos especialistas, permitir controle mais cerrado da alta administração sobre as funções e diminuir a duplicação de pessoal e equipamento.
Desvantagens: a responsabilidade pelo desempenho total fica nas mãos da alta administração, a coordenação entre as funções torna-se mais complexa e difícil à medida que a organização cresce, e os indivíduos se identificam com suas responsabilidades funcionais mais limitadas.
Departamentalização por produto: é a forma pela qual são agrupadas as funções associadas a uma única linha de produto.
Vantagens: dar maior atenção a linhas de produtos ou serviços específicos, melhorar a coordenação de funções no nível de divisão de produtos, e determinar melhor a responsabilidade pelo lucro. Permite também o emprego de tecnologia, máquinas, equipamentos, matéria-prima, informação e conhecimento e pessoas.
Desvantagens: exigência de mais pessoal e recursos materiais e possível duplicação desnecessária de recursos e equipamentos.
Departamentalização territorial: consiste no agrupamento de atividades de acordo com os lugares onde são localizadas as operações.
Vantagens: permite uma divisão focalizada nas necessidades específicas da região, como a cultura, tradições, costumes e valores.
Desvantagens: exige um grau considerável de coordenação e controle da administração em cada região.
Departamentalização por cliente: consiste em agrupar atividades de tal forma que focalizem o uso determinado de um produto ou serviço.
Vantagens: a maior vantagem da departamentalização por cliente é ser adaptável a uma clientela em particular.