Teorias da administração i
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
DESENVOLVIMENTO 4
CONSIDERAÇÕES FINAIS 7
REFERÊNCIAS 8
INTRODUÇÃO
O presente trabalho visa expor as diversas teorias da Administração Moderna, bem como os conceitos filosóficos e sociológicos que dialogam com elas, a fim de analisar o melhor cenário a ser aplicado nas organizações, no que tange às condições de trabalho, valores humanos e comunicação e linguagem, sempre com o objetivo de propor melhorias organizacionais para o Administrador e para o trabalhador.
DESENVOLVIMENTO
1 – A ciência da Administração, ou Administração como hoje conhecemos, surgiu no início do século XX, tendo como marco a revolução industrial. Várias teorias surgiram e foram sendo aperfeiçoadas, dando origem a novas teorias até que chegássemos à era atual, cujos conceitos são, e, síntese, produto das discussões e pensamentos que foram propostos ao longo do tempo. Eis algumas das principais teorias, com seus respectivos enfoques nas habilidades do administrador e a visão sobre o ser humano:
Durante a Administração Científica, o Administrador era visto como o “pagador de salários” que, como tal, poderia e deveria explorar ao máximo o trabalhador, pouco importando o aspecto humano, como condições de trabalho, cansaço, vida social, etc. O enfoque era essencialmente nas atividades e no tempo em que elas eram desempenhadas, tendo como ícones dessa vertente Friedrick Taylor e Henry Ford.
Henry Fayol e sua teoria clássica propôs a organização estrutural da organização, cabendo à administração o papel