Teorias da Administração I
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA A DISTÂNCIA
DISCIPLINA: TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO I
Considere a seguinte iniciativa realizada por um governante:
"A principal medida, no que se refere às despesas, foi a criação de uma central que gerencia todas as compras feitas pelo estado a qual está integrada a um sistema de acompanhamento financeiro. O objetivo é assegurar que a aquisição de produtos e a contratação de serviços só sejam efetivadas se houver reserva orçamentária correspondente e dinheiro em caixa."
QUESTÕES
1. O processo de administrar, apresentado no início da Unidade I do livro-texto, pode ser aplicado à gestão desta central de compras, após sua criação? Justifique sua resposta, baseada no conceito de administração (leia as definições de administração e crie sua própria definição).
2. A criação desta unidade organizacional ao qual se refere no texto pode ser considerada uma iniciativa pertencente a que função organizacional (planejamento, organização, liderança ou controle)? Justifique. Controle, controlar significa verificar se a realização de uma determinada atividade não se desvia dos objetivos ou das normas e princípios que a regem. Na Administração Pública, o ato de controlar possui significado similar, na medida em que pressupõe examinar se a atividade governamental atendeu à finalidade pública, à legislação e aos princípios básicos aplicáveis ao setor público. A forma de controle exercida pela própria Administração Pública e por organizações privadas é chamada de controle institucional. No Governo Federal, é exercida por órgãos que têm a competência legal para fiscalizar a aplicação dos recursos públicos. Segue o exemplo abaixo:
3. Como as habilidades: humana, conceitual e técnica podem contribuir na criação desta central de compras? Justifique.