Patrimônio histórico cultural de minas gerais
Neste presente trabalho exibiremos o patrimônio histórico e cultural de diversas regiões Minas Gerais, apresentando tanto o patrimônio material quando o imaterial. Mostrando a inflência barroca na arquitetura e europeia na cultura, que formou com as tradições naturais uma cultural própria. Sendo que foi vialibizada pelo auge do ouro do século XVIII, que produziu desde à impactante arte sacra a tradicional culinária secular mineira.
2. PATRIMONIO CULTURAL O patrimônio cultural é um conjunto de bens materiais ou imateriais que tem a importância histórica, da memória e da identidade de um povo. A importância do patrimônio é descrever e contar a sua história, formação e a cultura da sociedade, do povo ou de um país. No Brasil existe o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) que foi criado ao final dos anos 30 com a responsabilidade de preservar o acervo patrimonial material ou imaterial nacional, tambem existe o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA) que tem a finalidade de proteger os patrimonios de Minas Gerais.
2.1 MATERIAL
Constitui e configuram o patrimônio cultural de bens materiais os classificados segundo sua natureza: arquitetônica, arqueológico, paisagístico e etnográfico, histórico, belas artes, e das artes aplicadas.
2.2 IMATERIAL OU NÃO MATERIAL
São considerados bens imateriais as práticas, as representações, as expressões, os conhecimentos e as técnicas junto com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais a eles associados. O instrumento que preserva o bem como imaterial é o Registro de Bens Culturais de Natureza ImaterialConstitui todo patrimônio cultural não material, ou seja, O Registro de Bens Culturais de Natureza Imaterial foi instituído no Brasil apenas em 2000. Minas Gerais seguiu o registro Federal também e instituiu esse tipo de registro, sendo que o primeiro bem registrado foi o processo artesanal de fabricação do queijo do Serro, típico da