Sustentabilidade
Gestão da ecoeficiência
Trabalhamos para minimizar os impactos ambientais de nossas atividades, com uma série de iniciativas para aumentar a eficiência no consumo de recursos como água, energia e papel, e reduzir asemissões de resíduos e gases de efeito estufa. Em 2011, nossos investimentos ambientais somaram R$ 7,4 milhões, 66% superiores aos realizados no ano anterior.
Economia de água e energia
Todas as obras e reformas em nossas instalações incorporam materiais de maior ganho energético, como luminárias mais eficientes e persianas reflexivas, que diminuem a incidência de calor, reduzindo a necessidade de ar condicionado. Para reduzir o consumo de água, adotamos torneiras e válvulas de descarga econômicas e sistemas de reuso.
Em 2011, o consumo total de água em nossas instalações caiu 3%, na comparação com 2010. A economia foi superior a 67 mil metros cúbicos. O volume de água retirada de fontes hídricas pelos prédios administrativos e agências foi reduzido em 3%. A quantidade de água de reuso, por sua vez, cresceu 9%.
O projeto de ecoeficiência na rede de agências, voltado a melhorar a gestão de custos e provocar mudanças de atitude nos gerentes e colaboradores, resultou em uma redução de 7,8% (em relação ao orçamento)nos valores das contas de água e de 3,6% no previsto para as contas de energia.
As práticas de sustentabilidade se estendem às atividades do banco em outros países. Em 2011, inauguramos um novo Centro Tecnológico de Operações em Santiago, no Chile. O prédio, totalmente ecológico, recebeu a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), concedida pelo U.S. Green Building Council.
Menos papel
Buscamos utilizar em nossas operações apenaspapel certificado pelo FSC (Forest Stewardship Council), que assegura que a madeira usada na fabricação foi manejada de maneira sustentável. Nosso enfoque, contudo, é reduzir o consumo.
Em 2011, usamos 11,6 toneladas de papel, quantidade bastante inferior ao ano anterior. Um