Renascimento cultural
ANTONIA VILANÍ E JOSÉ CELESTINO
RENASCIMENTO CULTURAL
Candeias
2012
ANTONIA VILANÍ E JOSÉ CELESTINO
RENASCIMENTO CULTURAL
Trabalho apresentado no Colégio Estadual Professor Dásio Jose de Souza com requisito da disciplina de artes laborais, sob orientação da professora Daniela.
Candeias
2012
Sumário
1 INTRODUÇÃO4
2 RENASCIMENTO CULTURAL5
2.1 Antecedentes7
2.2 Contexto Histórico7
2.3 Características principais8
2.4 Colaboradores 9
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS12
4 REFERNCIAS13
1INTRODUÇÃO
Podemos considerar o Renascimento como um dos marcos iniciais da Modernidade, ao refletir o conjunto de mudanças vivenciadas pela sociedade urbana da Europa Ocidental.
O renascimento cultural foi fruto de uma série de mudanças que marcaram a passagem do mundo medieval para o moderno. A obra de diferentes escritores, artistas e escritores levantavam uma nova concepção sobre o homem e o mundo. Mesmo trazendo um novo conjunto de valores, nãopodemos dizer que o renascimento foi um movimento capaz de realizar uma ruptura radical contra os valores da Idade Média. Chamou-se "Renascimento" em virtude da redescoberta e revalorização das referências culturais da antiguidade clássica, que nortearam as mudanças deste período em direção a um ideal humanista e naturalista. O termo foi registrado pela primeira vez por Giorgio Vasari já no século XVI, mas a noção de Renascimento como hoje o entendemos surgiu a partir da publicação do livro de Jacob Burckhardt A cultura do Renascimento na Itália (1867), onde ele definia o período como uma época de "descoberta do mundo e do homem".
Renascimento é o nome que se dá a um grande movimento de mudanças culturais, que atingiu as camadas urbanas da Europa Ocidental entre os séculos XIV e XVI, caracterizado pela retomada dos valores da cultura greco-romana, ou seja, da cultura clássica. Esse momento é considerado como um importante período de transição envolvendo as estruturas