Novas dinâmicas da sociedade cível
O presente artigo tem por objetivo estabelecer uma compreensão acerca da concepção do voluntariado e as novas dinâmicas da sociedade cível.Abordando resumidamente o contexto histórico do tema.
Palavras Chaves: voluntariado – novas dinâmicas da sociedade civil – Merlau Ponty Introdução
No âmbito da disciplina de Filosofia foi-nos proposta a realização de um trabalho de grupo sobre um dos temas/problemas do mundo contemporâneo e que seguisse a devida estrutura para a correta realização do mesmo. Para a realização deste trabalho de grupo tivemos que realizar diversas pesquisas relacionadas com o tema "Voluntariado e Novas Dinâmicas da Sociedade Civil". Ao longo do trabalho iremos tentar fazer referência a diferentes subtemas, tais como: a história do Trabalho Voluntário: a definição de trabalho voluntário: com e porquê ser um voluntário: a legislação do voluntariado: os objetivos que cada indivíduo voluntário possui: os tipos e identidades do voluntário: onde agir: os benefícios do trabalho voluntário: o que é o sujeito moral e corno é que visto na sociedade. Na concretização do trabalho iremos também realizar uma curta-metragem, com suporte quer escrito quer oral que será apresentada à turma.
O tema referido é de elevada importância nos dias de hoje. uma vez que cada vez mais existem pessoas a necessitar de ajuda por não terem capacidades monetárias para, por exemplo, comprar uma casa, por serem vítimas de catástrofes que podem ser de origem Natural ou Humana, como por exemplo o sismo que devastou grande parte do Haiti. Nestas situações nota-se generosamente urna solidariedade para com os sobreviventes do mesmo, tentando colaborar através de várias formas, desde a recolha organizada de bens à adoção de crianças. As pessoas não ficam indiferentes e disponibilizam-se, voluntariamente, a partir e ajudar o próximo, naquilo que for preciso. No caso dos portugueses, a contribuição passou essencialmente por donativos que seriam aplicados em ajudas