Bacias hidrográficas
De todos os agentes naturais que existem sobre a superfície da Terra, a água é aquele que mais modifica as paisagens, constituindo desta forma um importante modelador do relevo terrestre.
Neste trabalho temos como objetivo demonstrar a importância das bacias e das redes hidrográficas, mais especificamente do Rio Douro na zona da Ribeirinha.
Desenvolvimento: 1. Reconhecimento das contribuições da geologia nas seguintes áreas;
- Prevenção de riscos geológicos: Para prevenir riscos geológicos é necessário que haja vigilância e segurança da estrutura de barragens e canais, bem como a monitorização da base dos pilares das pontes, como por exemplo o caso da queda da ponte Hintze Ribeiro, em Entre-os-Rios como a principal causa a extração de areias.
Também como um modo de prevenção o ordenamento do território, em especial a ocupação de leitos de cheia, de modo a diminuir os riscos naturais da atividade dos rios.
-Ordenamento do território:
Estudo detalhado de um território (país, região, etc.) para conhecer todas as suas características e que constituirá a base para a elaboração de um plano cuja finalidade é a utilização racional desse território, ou seja, o aproveitamento das potencialidades, a maximização da produção a par com a protecção do ambiente, visando o desenvolvimento socioeconómico e a melhoria da qualidade de vida.
Na cidade do Porto, mais especificamente na zona da Ribeirinha não foram feitos estudos necessários, pois as construções encontram-se muito próximas do rio e como consequência quando os níveis de água do rio sobem devido á construção de barragens e chuvas intensas provocam danos materiais nas habitações e em lojas de comércio.
-Gestão de recursos ambientais e educação ambiental:
A Gestão Ambiental é a administração de atividades económicas e sociais de forma a utilizar de maneira racional os recursos naturais, renováveis ou não. A gestão ambiental deve visar o uso de práticas que garantam a conservação e