Atividade I
Explique, a partir dos autores apresentados ao longo da Unidade, como podemos caracterizar o Estado- e suas principais atribuições.
Resposta:
Podemos caracterizar o Estado como monopólio do exercício legítimo da força em uma sociedade, de acordo com o Max Weber, somados as outras duas características acrescentadas pelo pensador italiano Norberto Bobbio: Universalidade e Inclusividade.
O Estado, segundo o Barão de Montesquieu, pode ser dividida em 3 funções: Legislativa, Executiva e Judiciária. As atribuições do Estado, em conjunto das funções supracitadas e sustentadas pelo recolhimento compulsório dos impostos, são: Produzir as leis, assegurar as mesmas e adequar os atos particulares às leis além de ordenar, juridicamente, a sociedade. E todas elas devem estar em consonância aos interesses coletivos da sociedade. Questão II
Como podemos explicar as relações entre Estado e Mercado, tomando por base principal as sociedades Capitalistas.
Resposta:
As relações entre Estado e Mercado são, de certo ponto de vista, quase simbióticas. Num dado momento é necessário que o Estado intervenha o Mercado e num outro momento permitir funcionamento livre do mesmo. O Mercado oferece crescimento econômico, oferta de bens e serviços e enriquece as pessoas diferente do Estado, que se demonstrou incapaz oferecer. Por outro lado o Mercado, num determinado momento do seu funcionamento, pode criar desigualdade social e de renda populacional, tendo que ser intervindo pelo Estado para corrigir as falhas e reestabelecer confiança do Mercado.
Portanto, o Estado é indispensável para regulamento do Mercado, que é mecanismo importante para bem-estar social.
Questão III A partir dos autores vistos na disciplina até o presente momento, como podemos caracterizar o pensamento Liberal para interpretar as relações entre o Estado e o Mercado.
Resposta: O pensamento Liberal é caracterizado por estabelecer uma clara separação entre Estado e sociedade civil, ser contra a