Sindrome Da Aliena O Parental
SINDROME DA ALIENAÇÃO PARENTAL
ASSIS
SINDROME DA ALIENAÇÃO PARENTAL
Trabalho para estudo do tema na disciplina de Psicologia Jurídica do 1º semestre de 2015, do Curso de Bacharel em Direito da UNIP Universidade Paulista.
Professor: Luiz Fernando Rocha·.
ASSIS, SP 2015
Sumário
INTRODUÇÃO 10
ORIGEM E CONCEITO 11
JURISPRUDENCIA E ESPECIES 13
A NORMATIZAÇÃO DA SINDROME DA ALIENAÇÃO PARENTAL 16
REFERENCIAS 20
INTRODUÇÃO
É comum nos encontrados com casais que chegam a separação. Dentro disso, ocorre uma maior preocupação com o casal em separação, seja financeiramente ou psicologicamente, tanto de familiares e amigos quanto dos próprios cônjuges, deixando de dar a devida atenção ao(s) filho (os) quando o casal os possui. É comum também que os casais briguem informalmente e judicialmente por seus direitos. Diante dessa medição de forças os pais podem vir a ver em seus filhos potenciais aliados nessa disputa, tentando os colocarem contra seus antigos companheiros. A isso se dá o nome de Alienação Parental. E o impacto e o sofrimento causado na criança alvo dessa alienação é chamado Síndrome de Alienação Parental, a qual será a base central da discursão do presente trabalho.
ORIGEM E CONCEITO
A Síndrome de Alienação Parental (SAP) foi proposta pelo médico psiquiatra americano Richard A. Gardner, que inseriu o termo em um documento de 1985, descrevendo um conjunto de sintomas que tinha observado durante o início de 1980.
Conforme o conceito de seu pesquisador, o psiquiatra Richard A. Gardner (1985 e ss);
“A síndrome de alienação parental (SAP) é uma disfunção que surge primeiro no contexto das disputas de guarda. Sua primeira manifestação é a campanha que se faz para denegrir um dos pais, uma campanha sem nenhuma justificativa. É resultante da combinação de doutrinações programadas de um dos pais (lavagem cerebral) e as