Notas explicativas
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Ananda de Oliveira Brum
Beatriz Soares Argolo
Cássia Cristina de Freitas
Denise Ferreira Gomes
Leonardo Silva Costa
NOTAS EXPLICATIVAS
Governador Valadares
2013
NOTAS EXPLICATIVAS
Relatório de pesquisa apresentado à disciplina Estrutura das Demonstrações Contábeis, do Curso de Ciências Contábeis, da Faculdade Pitágoras de Governador Valadares.
Profª: Gláucia Maria
Governador Valadares
2013
SUMÁRIO
1
INTRODUÇÃO
3
2
NOTAS EXPLICATIVAS
4
3
LEI 6.404/76 E DA OBRIGATORIEDADE
5
4
ESTRUTURA SEGUNDO CFC 1.185/09
7
5
MODELO
9
6
NOTAS EXPLICATIVAS NO BRASIL
12
7
VANTAGENS E DESVANTAGENS
14
CONCLUSÃO
15
REFERÊNCIAS
16
1 INTRODUÇÃO
Levando-se em conta que as demonstrações contábeis são resumos acompanhados de saldos de todas as alterações do Patrimônio (Balanço Patrimonial), do Resultado (DRE), do Caixa (DFC) e do Patrimônio Líquido (DMPL) de uma empresa, e sabendo-se que tais resumos são retratos de momentos que obedecem uma linguagem própria e por vezes complexas, torna-se distante o fácil entendimento por parte de leitores interessados nas informações contábeis desta mesma empresa.
Entende-se por Notas explicativas por tanto, os relatórios complementares às demonstrações contábeis que elucidam possíveis dúvidas inerentes à taisdemonstrações, bem como enriquecendo as informações que alcançarão os interessados no transcorrer das empresas e de suas atividades.
2 NOTAS EXPLICATIVAS
As Notas Explicativas são complementos às demonstrações contábeis, quadros analíticos ou outras demonstrações contábeis necessárias à plena avaliação da situação e da evolução patrimonial da empresa.
A lei 6.404/76 enumera o mínimo dessas notas e induz à sua ampliação quando for necessário para o devido "esclarecimento da situação patrimonial e dos resultados do exercício". Nesse valor mínimo