A relação entre Arte e Sociedade
KAISER, Fernanda1
Para uma melhor compreensão entre a relação da arte e sociedade, podemos inicialmente analisar as mudanças que ocorrem em nosso meio social, como sendo consequência das alterações nas estruturas dos comportamentos individuais, as quais acarretam um refinamento nos costumes tradicionais, deixando em evidência as diferenças entre gostos artísticos, literários e culturais. A palavra “arte” vem do latim ars que em sua concepção podemos defini-la como sendo conjunto de regras capazes de dirigir uma atividade humana qualquer, relacionada a partir de sentimentos, percepção, ideias com o propósito de estimular a sensibilidade e a indagação do público, buscando a reação da forma do juízo de gosto do espectador e receptor.
O entendimento de arte também pode ser relacionado através da intuição, do conhecimento imediato da forma coletiva e individual, que não fala a razão, mas ao sentimento e a emoção.
Pode-se dizer que a arte também é uma forma de organização humana, com o intuito de transformar a experiência vivida em objeto de conhecimento. Assim sendo, podemos teorizar a arte em duas formas, arte poética inaugurada por Platão e Aristóteles e a arte estética que surge a partir do século XVIII.
A palavra poética se deriva do grego poiesis, que significa fabricação. Arte Poética é o nome de uma obra aristotélica que relata sobre a problemática geral da estética literária, das questões dos gêneros teatrais clássicos, da poesia lírica, épica e do canto e a dança.
A primeira forma de teorização, Arte poética, relacionou a arte, como sendo uma criação dos seres humanos, em que há produções de gestos artificiais em suas obras, onde a arte seria a imitação da natureza, em que o artista utilizaria várias formas para representar a realidade fosse pelos sons, cores, sentimentos, formas e volumes, buscando a melhor forma para a representação do efeito imitativo.
Estética significa conhecimento sensorial, experiência,