Notas explicativas
1 INTRODUÇÃO 1 2 NOTAS EXPLICATIVAS 2 2.1 ELABORAÇÃO DAS NOTAS EXPLICATIVAS 3 2.2 OBJETIVO 4 2.3 REPUBLICAÇÕES DE NOTAS EXPLICATIVAS 4 2.4 OBRIGAÇÃO DAS NOTAS 5 2.5 PRINCIPAIS NOTAS EXPLICATIVAS 8 3 CONCLUSÃO 10 REFERÊNCIAS 11 ANEXOS 12
1 INTRODUÇÃO Em consideração dada pela NBC-T 6 divulgar os demonstrativos contábeis, é colocar a disposição dos usuários por meio da imprensa oficial e privada ou por meio de comunicados.
Notas explicativas é parte integrante das demonstrações contábeis a fim de tratar dos contextos apurados no exercício, é a forma de expressar de maneira clara e objetiva o resultado da organização e seu patrimônio.
2 NOTAS EXPLICATIVAS
As notas explicativas são parte integrante das demonstrações contábeis. As informações contidas nas notas explicativas devem ser relevantes, complementares e/ou suplementares àquelas não suficientemente evidenciadas ou não constantes nas demonstrações contábeis propriamente ditas. Não é considerada uma demonstração contábil más sim um complemento elementar rico em detalhes não expressos nas demonstrações. Facilita a leitura das demonstrações e a auditoria externa. A nota explicativa deve expressar informações sobre a preparação das demonstrações e a pratica adotadas em sua elaboração, divulgar informações não contidas nas demonstrações segundo as normas adotadas no Brasil, indicar os principais critérios de avaliação dos elementos patrimoniais, especialmente estoques, dos cálculos de depreciação, amortização e exaustão, de constituição de provisões para encargos ou riscos, e dos ajustes para atender a perdas prováveis na realização de elementos do ativo. Os investimentos em outras sociedades coligadas e controladas quando relevantes devem ser também expressos em nota explicativa.
Segundo a legislação algumas companhias são