Planejamento Cotábil
Contudo ela pode ser dividida em Controladoria Administrativa e Controladoria Contábil, apesar de que na prática, ambas ficam com um único gestor controller.
Este por sua vez auxilia diretamente a alta administração e contribui nas execuções de planejamento e controle, sendo por sua vez o gestor do sisitema de informação efetuado pela narração baseada nas análises dos dados transformados em informações para a tomada de decisão.
Segundo Perez Junior, Pestana e Franco (1997), O modelo de gestão adotado representa a forma pela qual a empresa irá desenvolver seus negócios. Esse modelo é decorrente da missão estabelecida e dos propósitos e objetivos a serem alcançados.
Atualmente espera-se que o profissional que desenvolve as atividades de controller seja dinâmico, prático e versátil, devido à necessidade de uma descentralização das decisões exclusivamente dos executivos da empresa, distribuindo essa responsabilidade também para os gestores da empresa. 3. AUDITORIA CONTÁBIL
É um exame das atividades que é feito em empresa ou setor, onde o objetivo principal é de verificar se estão de acordo com o que foi planejado, se estão adequadas ao que foi estabelecido. A auditoria pode ser executada em três fases: o planejamento, execução e relatório.
Pode ser fiscalizada uma instituição pública ou privada, por parte ou função dessa entidade, podendo ser de um mês o período a verificar, um ano ou ate mesmo período completo, na gestão de um administrador.
3.1 A AUDITORIA É DIVIDIDA EM: INTERNA E EXTERNA
3.1.1 INTERNA: a auditoria interna tem como principal meta, avaliar o processo de gestão, no que tange a gestão de riscos, procedimentos que devem ser tomados em atenção às normas, verificarem possíveis desvios