Contabilidade gerencial
No nosso país, onde, frequentemente, as regras, fiscais e tributárias sofrem alterações sem o menor aviso, contar com um escritório de contabilidade capacitado para acompanhar, interpretar, suportar e orientar os contribuentes está se tornando uma tarefa cada vez mais árdua.
Não obstante, as particularidades da economia brasileira demonstram um acentuado número de falência das empresas devido a altas de juros e da carga tributária, marcam os desafios da gestão empresarial. Neste contexto que surge a importância dos escritórios de contabilidade, junto aos micros e pequenos empresários, pois, estas empresas na maioria dos casos dependem do escritório de contabilidade como fonte de orientação e não podem e nem devem despender seus recursos, em outra, função que não seja o funcionamento de seu próprio negócio. A responsabilidade, portanto, de se conduzir o planejamento tributário e dos escritórios que devem fazê-lo de maneira ética e proba, sem no entanto, esquecer-se da técnica.
Aos escritórios, surge a oportunidade de se tornar um parceiro de seus clientes buscando inovar e aumentar sua participação de mercado, oferecendo aos empresários, mais que uma escrita cotábil que é o controle e a evolução do patrimônio.
É dever de todo contabilista manter o empresário da indústria informado e devidamente atualizado, uma vez que ele é o detentor e talvez a único que efetivamente entenda as informações sobre os resultados das entidades, principalmente as de micro e pequeno porte.
O profissionalismo contábil deixa de ser um mero apurador de impostos e passa a ser um consultor cada vez mais dinâmico e sua proatividade contribuirá para o sucesso dos empreendedores.
Contabilidade é um trabalho minucioso que atua nas áreas fiscais, tributária e trabalhista; exigindo muita análise e tempo. Por isso, a maioria das empresas contrata firma ou escritórios de especializados para prestar-lhes esses serviços, além de ser menos