Diferença de discurso de lula e obama
O discurso político exerce muitas vezes o poder de influenciar, conduzir ou até mesmo manipular o ouvinte. Uma das principais características é a persuasão, convencer os receptores de maneira que os objetivos do orador sejam atingidos de forma eficaz.
É importante que esta ferramenta seja utilizada de maneira clara e objetiva, mas também que exista um estudo de campo onde se possa entender a cultura, os costumes, e as necessidades do público alvo e assim adaptar as palavras de acordo com estas particularidades para que não existam ruídos na transmissão da mensagem.
O nosso trabalho tem como objetivo apresentar as diferenças e similaridades entre duas personalidades que estão presentes nos meios de comunicação de todo o mundo, apresentaremos seus estilos de liderança, e métodos de comunicação que os tornaram líderes políticos e referências mundiais.
Falaremos sobre Barack Hussein Obama Jr, o primeiro negro a se eleger para a presidência dos Estados Unidos da América e Luis Inácio Lula da Silva, ex-sindicalista de esquerda e atual Presidente da República do Brasil.
Utilizaremos como base alguns discursos apresentados por eles durante sua trajetória política. Mais especificamente relacionado à crise econômica mundial.
Para que possamos entender um pouco mais as características e estilos de liderança que observamos em Lula e Obama, começaremos mostrando a trajetória de vida de cada um deles, pontos importantes que de certa forma contribuíram para se tornarem líderes políticos com grande popularidade, aceitação mundial, e também, alvo de muitas críticas.
Rumo à Liderança
Lula foi vendedor ambulante, torneiro mecânico, líder sindicalista, fundador e presidente do PT (partido dos trabalhadores). Liderou a primeira greve dos metalúrgicos do ABC onde se tornou conhecido em todo o Brasil ao reunir cerca de 150.000 operários para parar o ABC paulista. Liderou as assembléias na região, e sempre encontrou o apoio dos seus liderados, mantinha