No momento tô sem trabalho disponivel
Histórico da Enfermagem no Brasil
A enfermagem brasileira surgiu no período da colonização, não como uma profissão, mas como cuidados prestados aos doentes por determinados grupos de pessoas.
Naquela época, nos domicílios, os escravos eram os principais cuidadores de doentes. Em 1832, através da lei imperial, houve a organização do curso de parteiras, e tiveram seus currículos definidos em 1854. Através do decreto nº 791, de 27 de setembro de 1890, foi criada a primeira escola de enfermagem do Brasil, pelo Marechal Deodoro da Fonseca. Inicialmente esta escola recebeu orientação das enfermeiras francesas, com a finalidade de ordem administrativas e política, ficou sem ter quem cuidasse de seus pacientes.
Passando por varias modificações ate adquirir o nome de Escola de Enfermagem Alfredo Pinto. Hoje pertencente à Universidade do Rio de Janeiro. Nessa mesma época, os serviços de enfermagem foram organizados e as pessoas foram treinadas para trabalhar em hospitais.
Na década de 20, com o esboço da primeira política de saúde do estado brasileiro, houve uma profunda reformulação dos serviços na área da saúde, surgindo à necessidade da normalização dos trabalhos da enfermagem.
Marco econômico e histórico
Quais foram as circunstancias políticas, econômicas e sanitária da época?
No campo político destaca-se a proclamação da república em 1889, a primeira guerra mundial (1914-1918) e a revolução de 30. No campo econômico: a crise do ciclo cafeeiro e a aceleração do processo industrial, no campo social, a urbanização, a imigração e movimentos sociais. No campo cultural, acontecia a semana da arte moderna.
Em 1930, a crise que se configurara ao longo da década atingiu sua culminância: as oligarquias regionais dissidentes optavam pela luta armada, o descontentamento militar ganhava novo alento, as classes médias urbanas, insatisfeitas, constituíam um amplo setor de apoio. Nesse momento, o setor cafeeiro