nintendo
A Nintendo Company, Limited. é uma empresa japonesa fabricante de videogames. É considerada um dos maiores símbolos mundiais dos videogames devido a sua competência, sucesso nas vendas de consoles e jogos pós-Atari e no seu extenso trabalho em criar personagens que marcaram gerações. SUPER NINTENDO
Tudo começou quando a NEC decidiu competir com o famoso NES (um console também da Nintendo) e lançou o videogame TurboGrafx-16 em outubro de 1987, a SEGA então lançou o videogame Mega Drive em 1988.
Como os dois videogames tinham processadores de 16-bits, mais avançados que o famoso NES, a Nintendo decidiu unir as forças para lançar um videogame com novo sistema, sendo assim o sucessor do Nintendo (Famicom no Japão) batizado com o nome de Super Nintendo (Super Famicom no Japão). Foi lançado ao fim de 1990 no Japão, nos EUA em novembro de 1991 e depois em 1992 na Europa.
A versão europeia do console (lançado em 1992) é visualmente idêntica ao modelo japonês. O controle também é praticamente idêntico, com botões coloridos. O Super Nintendo chegou oficialmente ao Brasil apenas em 30 de agosto de 1993, fabricado pela Playtronic (uma união entre duas empresas: Gradiente e a Estrela).
Em 1996, a Estrela saiu da parceria e a Gradiente Entertainment Ltda continuou a representar a Nintendo no Brasil. No início de 2003, o contrato com a Gradiente expirou e os produtos Nintendo passaram a ser distribuídos oficialmente no Brasil pela Latamel. A Nintendo of America não parou de fabricar o aparelho de 16 bits até o ano de 1999. No Japão, o prodígio foi maior ainda e só deixou de ser fabricado em setembro de 2003.
MERCADO
“Brasil tem o maior mercado de games no mundo em 2012: O Brasil é o quarto maior mercado do mundo no segmento de jogos digitais, com 35 milhões de usuários. O mercado nacional de games movimentou R$ 5,3 bilhões em 2012, com crescimento de 32% em relação a 2011.” Economia Criativa.
“Segundo a consultoria, o Brasil cresce num ritmo mais