NEUROCIENCIA E APRENDIZAGEM
Neurociência: É uma ciência recente que se dedica a estudar como funciona o nosso sistema nervoso central bem como sua complexidade, através de bases cientificas, dialogando com a educação e o cérebro entendendo o último como um órgão “social”, passível de ser modificado pela prática pedagógica. O sistema nervoso é plástico, ou seja, é capaz de se modificar sob a ação de estímulos ambientais. Esse processo, denominado de plasticidade do sistema nervoso, ocorre graças à formação de novos circuitos neurais, à reconfiguração da árvore dendrítica e à alteração na atividade sináptica de um determinado circuito ou grupo de neurônio. É essa característica de constante transformação do sistema nervoso que nos permite adquirir novas habilidades motoras, cognitivas e emocionais, e aperfeiçoar as já existentes.
Assim, o sistema nervoso, é dividido em:
- Sistema Nervoso Central: estruturas localizadas dentro da caixa craniana e da coluna vertebral -encéfalo: cérebro, cerebelo e tronco encefálico e medula espinhal.
- Sistema nervoso periférico: demais estruturas do sistema nervoso, distribuídas por todo o organismo- nervos espinhais e cranianos, gânglios e terminações nervosas.
Aprendizagem:
É o processo pelo qual o cérebro reage aos estímulos do ambiente, ativa sinapses (ligações de neurônios por onde passam os estímulos),tornando-as mais “intensas”. A cada estimulo novo, a cada repetição de um comportamento que queremos que seja consolidado temos circuitos que processam as informações que deverão ser consolidadas.
Neurociência e Aprendizagem:
A Neurociência tenta entender a aprendizagem por meio de experimentos