PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM E NEUROCIÊNCIA
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM E NEUROCIÊNCIA
Questões obrigatórias para o dossiê
Justifique, com vários argumentos, a afirmação de Skinner que “O estudante que foi bem ensinado não teve ocasião de aprender como aprender”.
O estudante que foi bem ensinado não teve ocasião de aprender como aprender (...). Cada problema resolvido com o auxílio do professor é um problema a menos para o aluno aprender a resolver sozinho. Quanto mais bem sucedido for o professor em espalhar o conhecimento, tanto menos ocasiões terão os alunos de explorar o desconhecido. De plena posse das conclusões já alcançadas e das decisões feitas, o aluno pode não ter ocasião de aprender como concluir ou decidir. Quanto maior for a sua familiaridade com os métodos e pontos de vista estabelecidos, tanto menor o lugar para criatividade ou originalidade. Se existe uma palavra para descrever o que parece ficar faltando quando o ensino é muito bem sucedido, é a chance de aprender a pensar (SKINNER, 1972, p.110).
Skinner (1972, p.136) cita uma afirmação de Comênio em que este diz “quanto mais o professor ensina, menos o aluno aprende”. E complementa Skinner: “Quanto melhor for o professor, tanto mais importante é para ele que o aluno se liberte da necessidade de auxílio escolar”.
Este mesmo autor cita uma afirmação de A. N. Whitehead que diz: “um livro fácil deve ser queimado, pois não pode ser educativo”. Skinner (1972, p.211) recomenda que a melhor ordem para se ensinar é: Primeiro praticar, depois ensinar os princípios; antes os exemplos, depois as regras. “A maior parte dos comportamentos não é adquirida em uma ordem lógica”.
“O conhecido sistema de começar pelos casos, por exemplo, é recomendado porque exemplos específicos são, em geral, mais fáceis de ensinar e de lembrar, e são intrinsecamente mais reforçadores do que os princípios gerais” (SKINNER, 1972, p. 211).
É ainda Skinner (1972, p.225) quem diz: “Já vimos que aqueles que encorajam o aluno a pesquisar, a