arquivologia
1- O déficit público é a diferença entre o investimento público e a poupança do governo em conta corrente.
CORRETO
2- O endividamento do setor público representa nova categoria de gastos públicos: a rolagem e o pagamento dos serviços dessa dívida.
CORRETO
3- Quanto maior for o estoque da dívida, maior será o gasto com juros e, conseqüentemente, menor será a diferença entre carga tributária bruta e líquida.
ERRADO
4- Como alternativas de financiamento do déficit público, podem ser citadas a venda de títulos ao setor privado e a venda de títulos ao Banco Central.
CORRETO
5- O tamanho do déficit público, em última instância, dá a participação do governo na atividade econômica em termos de complementação da demanda privada.
CORRETO
6- A Necessidade de Financiamento do Setor Público corresponde ao conceito de déficit nominal apurado pelo critério “acima da linha”.
Comentários:
Uma primeira leitura desta alternativa poderia gerar dúvida uma vez que o conceito de NFSP é também chamado de critério abaixo da linha.
De todo modo, a assertiva fala em correspondência, o que acaba por dirimir a dúvida. As necessidades de Financiamento do Setor Público podem também ser calculadas pelos conceitos primário e operacional.
No entanto, as NFSP estão associadas ao conceito nominal que inclui além do resultado não financeiro, o batimento dos juros reais pagos e recebidos e as atualizações monetária e cambial da dívida. Correta
7- O desempenho fiscal pode ser mensurado pelo déficit primário, que é dado pela diferença entre receitas e despesas não financeiras.
Comentários:
Conforme verificado, o resultado primário, que pode tanto ser superavitário como deficitário (caso em foco), é medido pelo batimento entre receitas e despesas não financeiras, também chamadas de receitas e despesas operacionais. Correta 8- O déficit público é uma medida de caixa, ou seja, a mensuração deve ser feita em relação a determinado