Neurociência e aprendizagem motora
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
INSTITUTO DE PSIQUIATRIA
Curso de Pós-Graduação em Neurociência Aplicada a Aprendizagem, Reabilitação e Longevidade
Neurociência e Aprendizagem Motora
Prof. Pedro Ribeiro
Aluna: Vanda Borges de Souza
Turma: Aprendizagem
Teoria Reflexa ou do Reflexo
Esta teoria considera os reflexos a unidade básica do movimento, assim os movimentos mais complexos seriam formados por um junção de reflexos.
Esta teoria se baseia em três pontos: um receptor, uma via de condução e efeito. Sherrington (1906) descreveu os movimentos como uma cadeia sucessiva e combinada de reflexos..
Ex: O controle postural da criança quando começa a caminhar.
A teoria reflexa/ hierárquica combina as duas teorias em uma. A teoria sugere que o controle motor emerge de reflexos contidos em níveis hierarquicamente organizados do SNC A tória reflexa/ hierárquica combina as duas teorias em uma. A teoria sugere que o controle motor emerge de reflexos contidos em níveis hierarquicamente organizados do SNC.
Teoria Hierárquica
Nesta teoria, o Sistema Nervoso atua por uma hierarquia, em que os centros superiores (córtex, áreas motoras frontais e áreas responsáveis pela consciência) comando os centros inferiores (medula espinhal e nervos cranianos. Umpherd (2004) relata que nesta teoria o centro superior contém toda a informação necessária para o movimento e pode ou não usar o feedback externo ou interno para regular o movimento. De acordo com esta teoria os centros superiores e inferiores não interagem, não existindo controle de baixo para cima e apenas de cima para baixo.
Conceitos correntes em relação ao controle hierárquico Atualmente acredita-se que o sistema nervoso reconhece o fato de que cada nível do sistema pode agir sobre os outros níveis (superiores e inferiores), dependendo da tarefa. Os reflexos não são