NEURECTOMIA
ANATOMIA
Os nervos digitais palmares lateral e medial são continuações dos nervos palmares lateral e medial. O nervo digital palmar é identificado próximo a artéria digital, aproximadamente a 0,5 cm abaixo da superfície cutânea e profundo ao ligamento do esporão. No boleto, os nervos palmares medial e lateral originam os ramos dorsais.
INDICACOES
Usa-se a neurectomia digital palmar ou posterior para aliviar a dor crônica nos talões. A indicação mais comum é para a doença síndrome do navicular, que não responde a correção com ferradura e ao tratamento clinico, mas também é empregada em equinos com fraturas de osso navicular, certas fraturas da asa lateral e também da falange distal e calcificação das cartilagens colaterais da falange distal.
COMPLICACOES
Apesar de não ser um achado freqüente, a complicação mais comum associada a NDP é a formação de neuromas. O neuroma nada mais é que uma má formação cicatricial do nervo seccionado, o qual permanece extremamente doloroso e necessita de nova cirurgia para sua retirada
TECNICA CIRURGICA
Pode ser feita o método simples da guilhotina ou a técnica de recapeamento epineural, a abordagem do nervo é a mesma. No método guilhotina faz-se uma incisão de 2 cm sobre a borda dorsal dos tendões flexores . No método recapeamento epineural, faz-se uma incisão de 3 a 4 cm de comprimento que prossegue do tecido subcutâneo . É importante que os tecidos sofram o mínimo de traumatismo. Uma incisão na borda dorsal dos tendões flexores traz o nervo palmar mais próximo ao cirurgião.
Método guilhotina
O nervo digital palmar é identificado e dissecado, liberando-o do tecido subcutâneo. A estrutura pode ser identificada nervo se enrugar após ser esticado revelar as estrias longitudinais de axônios ao se raspar sua superfície ou se uma pequena incisão no corpo do nervo revelar.