Slide Completo Violencia Contra O Idoso
Discentes:
•
Egilene Santos
•
Géssica Serpa
•
Elisângela Santos
•
Márjorie Lavinia
•
Selma Bomfim
Docente:
•
Adriana Consuelo
ESTATUTO DO IDOSO
Reafirma os direitos das pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. Procurando garantir aos idosos gozar de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana
(preservação de sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade) .
Sendo obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público (nesta ordem de responsabilização) assegurar esses direitos ao idoso.
INTRODUÇÃO
Violência é definida pela OMS como o uso da força física, do poder real ou ameaça.
A sociedade Brasileira vem passando por um acelerado processo de envelhecimento. De modo geral, para comunidade e as autoridades não esta sendo clara as consequências do processo envelhecimento.
A velhice significa o direito que cada ser humano tem de viver muito, mas certamente viver com dignidade.
ENVELHECIMENTO E QUALIDADE DE
VIDA
O envelhecimento causa varias mudanças fisiológicas no organismo e para postergar esse processo é necessário que o idoso consiga o melhor controle sobre sua saúde.
Mantendo sua capacidade funcional, em consequência preservar sua autonomia e independência pessoal, o que o tornara mais seguro e satisfeito.
É grande desafio, segundo o Ministério da Saúde (MS) 2006, na atenção a saúde do idoso, e auxilia-lo a redescobrir formas de viver com a máxima qualidade possível.
VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO EM UM
CONTEXTO GERAL
A violência contra o idoso não ocorre só no brasil, ela é um fenômeno universal e frequentemente é tratada como forma de “ agir normal “ e na maioria das vezes permanece oculta.
O número abusos é exacerbado que já se tornou um problema de saúde pública.
A maneira que a sociedade trata o idoso é contraditório, passando uma visão negativa do envelhecimento.