JESUS MODELO E GUIA
Referência, todos precisamos de referências para saber como agir. Desde criança nossas ações são influenciadas profundamente pelos referenciais que temos mais próximos de nossas vidas.Entendemos hoje que a família é o primeiro modelo de comportamento que o infante tem à sua disposição e que será de suprema importância em seu desenvolvimento.Foi assim que, entendendo esta característica humana milenar, Allan Kardec, iniciando a exposição das Leis Morais em sua obra-prima, O livro dos Espíritos, inquiriu à Espiritualidade (SLIDE)Questão 625:Qual o tipo mais perfeito que Deus tem oferecido ao homem, para lhe servir de guia e modelo?Há sabedoria na pergunta kardequiana, que inicialmente vê como indispensável termos referencial, e depois na solicitação de um tipo mais perfeito. Assim como a criança precisa dos pais como referencia, exemplo e guia, nós por ainda estarmos na condição espiritual de criancinhas precisamos de alguém que seja exemplo e guia..A resposta dos Espíritos é muito clara e objetiva: vedes Jesus.Logo em seguida, o professor lionês faz um comentário esclarecedor:
(SLIDE)Para o homem, Jesus constitui o tipo de perfeição moral a que a Humanidade pode aspirar na Terra. Deus no-Lo oferece como o mais perfeito modelo e a doutrina que ensinou é a expressão mais pura da lei do Senhor(...)Aí está Kardec ressaltando uma vez mais a idéia de Modelo e Guia proposta por ele mesmo no questionamento inicial. È NECESSÁRIO, ENTRETANTO, que diferenciemos, didaticamente, estas duas características do Mestre maior, para que nos aprofundemos mais nas reflexões.
O que podemos entender por modelo?
(SLIDE) Modelo representação de algo a reproduzir ou imitar.
Para os pintores, escultores, o modelo é a figura a ser copiada, ou a referência única de inspiração para se compor uma obra. No mundo da moda, os modelos são padrões de beleza ditados por esta ou aquela corrente. Ou modelo é pessoa ou coisa que serve de exemplo ou norma.