Qualidade de vida
AULA 1 – Qualidade de Vida e Indicadores
Objetivo: aprofundar uma reflexão sobre as premissas definidoras e norteadoras da busca do desenvolvimento e do bem-estar, do ponto de vista ético, ambiental, de plenitude humana, a fim de sugerir elementos para a elaboração de um novo conjunto de indicadores que mensurem, a um só tempo e de forma integradora, o bem-estar individual, o equilíbrio ambiental e o desenvolvimento econômico. O conceito de qualidade de vida seria o fundamento deste conjunto de indicadores, aqui entendido enquanto um direito de cidadania (Ferreira, 1996).
O que é Qualidade de Vida?
Qualidade de vida: “É o nível ótimo de funcionamento físico, mental, social e de desempenho, incluindo as relações sociais, percepções da saúde, bom nível de condição física e satisfação com a vida e bem-estar” (Bowling, 1995). Segundo a OMS – engloba seis domínios: o físico. o psicológico, o do nível de independência, o das relações sociais, o do meio ambiente e o dos aspectos religiosos. IDH - O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida comparativa de riqueza, alfabetização, educação, esperança média de vida, natalidade e outros fatores. É uma maneira padronizada de avaliação e medida do bem-estar de uma população, especialmente o bem-estar infantil.
É importante discutir Qualidade de Vida? A publicidade em geral, parece sempre vincular qualidade de vida ao requinte e sofisticação, ao "detalhe que faz a diferença"), e, portanto, algo supérfluo. Exs: as propagandas dos condomínios atuais. A avaliação da QV e suas mensurações – duas formas: 1) Exame dos recursos disponíveis, a capacidade efetiva de um grupo social para satisfazer suas necessidades. Ex.: analisar as condições de saúde pela quantidade de leitos hospitalares e número de médicos disponíveis, ou o grau de instrução pelo número de escolas, jornais publicados, níveis de escolaridade atingidos, etc; podemos