Tratamento termico
AUSTÊMPERA
1.Definição :
Austêmpera é um processo de tratamento isotérmico dos aços, cujo objetivo é a obtenção de peças com alta tenacidade e resistência à fadiga como o exigem, por exemplo, molas de qualquer natureza. O processo caracteriza-se pela formação de uma microestrutura metalográfica constituída por bainita e apresenta, basicamente as seguintes etapas (vide figura 1) :
• aquecer até a temperatura de austenitização. • resfriar bruscamente até a temperatura de formação da bainita. • manter a temperatura pelo tempo necessário até a completa • transformação da austenita em bainita (transformação isotérmica). • resfriar até a temperatura ambiente.
Fig. 1
(a) Engenheiro Metalurgista e Gerente Técnico da Divisão Serviços Industriais da Brasimet Comércio e Indústria S.A., São Paulo, Brasil. Artigo 1B - Total 7 páginas - Julho / 1998
1/7
Para a maioria dos aços, a temperatura de formação da bainita situa-se entre 400ºC e 250ºC, ou seja, entre as temperaturas de formação da perlita e da martensita (Fig.1).
2. O que é bainita :
Bainita é um constituinte metalográfico formado por ferrita e carbonetos, resultante da decomposição da austenita super-resfriada a temperaturas inferiores àquelas onde a reação perlítica torna-se mais lenta(2).
Observada por microscopia óptica, a bainita pode apresentar-se na forma de agulhas semelhantes às de martensita, ou esferoidizada. Enquanto a primeira é encontrada, indistintamente, mas microestruturas