ETAPA 1 Atps Thiago
Passo 4
A vida é constituída de relacionamentos, ao interagirmos adequadamente, isso vem a promover bem estar, saúde física e mental. Portanto é relevante o desenvolvimento da competência social já na fase inicial do indivíduo, pois desde pequena a criança começa a interagir com o meio, objetivando socialização e desempenhando habilidades.
Nossas atitudes podem ser modificadas a partir de novas informações, afetos, comportamentos ou situações. Intervenções realizadas de maneira significativas contribuem para o aprimoramento do desenvolvimento motor, cognitivo e social de toda criança envolvida nesse processo de construção, estruturando sua identidade.
A família é um dos primeiros ambientes de socialização do indivíduo, responsável pela transmissão de valores, crenças, ideias e significados presentes na sociedade (Kreppner, 2000).
Havendo na infância fatores que promovam problemas no comportamento como exemplo: crianças que não são cuidadas e/ou educadas juntamente com a família (pais), tendem a ter uma redução diante da competência social, trazendo muitas das vezes rejeição, menor interação social adequada, gerando menos qualidade de vida para a criança e para o futuro adulto.
Essa “deficiência social” mostra fatores que poderão prejudicar o indivíduo ao longo de sua vida, como: o isolamento, marginalização, problemas psicológicos, transtornos de conduta, drogas, etc, com isso é muito importante estar atento às necessidades de cada criança, pois estas dificuldades podem ter origem física, motora, intelectual, emocional ou social, sendo a mesma bem acompanhada e observada é possível mudar essas situações. A competência social auxilia o indivíduo a resolver melhor as situações, promovendo um bom desenvolvimento psicossocial, assim na infância se tem grandes possibilidades da criança desenvolver relações positivas e duradouras, sendo necessário um ambiente adequado.
Perceba em contextos como festas infantis, parques, passeios, sala de aula, entre outros;