Neurectomia digital palmar
COLEGIADO DE MEDICINA VETERINÁRIA
Clínica Cirúrgica de Grandes Animais
Docente Alexandre Coutinho Antonilli
Neurectomia digital palmar
Petrolina/PE
Anestesia e Preparação Cirúrgica
A neurectomia pode ser realizada sob anestesia local, com o animal em pé ou então submetido a uma anestesia geral. Se a cirurgia for desempenhada com o animal em pé, é preferível injetar o agente analgésico local por cima dos nervos palmares no nível da superfície abaxial dos ossos sesamóides. Em muitos casos, o animal deverá ser tranquilizado. Anestésicos indicados: Midazolam, Xilazina Intravenoso, Lidocaina e Acepromazina (indicado para éguas).
Os nervos podem ser palpados nesta região, e a infiltração da região evita trauma adicional e irritação no local cirúrgico. Contudo, se a neurectomia estiver sendo realizada no campo imediatamente após a aplicação de um bloqueio diagnóstico do nervo digital palmar, este mesmo bloqueio poderá ser utilizado no procedimento cirúrgico.
O uso de anestesia geral é conveniente e para a técnica mais complicada de cobertura epineural, ela é certamente indicada.
A região de incisão cirúrgica é tosada, raspada, e preparada para a cirurgia de modo rotineiro. Campos aderentes de plástico são uteis para excluir o casco como uma fonte de contaminação.
Técnica Cirúrgica
O acesso que se tem ao nervo é o mesmo, tanto no método de guilhotina simples como a técnica de cobertura epineural. Na técnica de guilhotina simples, faz-se uma incisão de 2 cm de comprimento por cima da borda dorsal dos tendões flexores. Se tiver de ser executada uma cobertura epineural, a incisão é geralmente de 3 a 4 cm de comprimento sendo continuada através do tecido subcutâneo.
É importante que os tecidos sejam submetidos a um trauma mínimo. A incisão sobre a borda dorsal dos tendões flexores geralmente levará o cirurgião para bem perto do nervo digital palmar.