Plexo
TRABALHO DE ANDERSON TAVARES DE LIMA
ACADÊMICO EM FISIOTERAPIA - UCB RJ http://www.fisioterapiavip.kit.net PLEXO CERVICAL O plexo cervical é formado pelos ramos anteriores dos 4 nervos cervicais superiores ( C1-C4 ) e uma contribuição de C5. Seus ramos são cutâneos e musculares para os primeiros músculos intertransversários anteriores, infrahióideos, gênio-hióideo, pré-vertebrais, esternocleidomastóideo, trapézio, escalenos, levantador da escápula, rombóide e diafragma. Os ramos cutâneos incluem os seguintes:
1. Nervo occipital menor
2. Nervo auricular magno: Ramo posterior e ramo anterior
3. Nervo transverso do pescoço: Ramos superiores e inferiores
4. Nervos supraclaviculares: Mediais, intermédios, laterais Os ramos musculares são para:
1. os Mm. Intertransversários anteriores
2. os Mm. pré-vertebrais:
a. o M. reto lateral da cabeça
b. o M. reto anterior da cabeça
c. o M. longo da cabeça
d. o M. longo do pescoço
3. os Mm. escalenos
4. o M. levantador da escápula
5. o M. rombóide
6. o M. esternocleidomastóideo
7. o M. trapézio
8. pelo n. cervical descendente, formado por um filamento do terceiro nervo cervical, que se anastamosa com o ramo descendente do nervo hipoglosso ( que não contém fibras deste nervo, mas fibras do plexo cervical ) e constitui a alça cervical, côncava para cima. Da convexidade desta saem ramos para os músculos:
a. esterno-hióideo
b. omo-hióideo ( 2 ventres )
c. esternotireóideo
9. o diafragma pelo nervo frênico, motor, que é formado pela raiz do quarto nervo cervical, pela raiz do terceiro e do quarto nervos cervicais.
O nervo frênico desce no pescoço e penetra no tórax, justapõe-se com os vasos pericardicofrênicos ao pericárdio, até atingir a superfície superior do diafragma, onde termina. Obs: O nervo frênico de cada lado divide o pericárdio em partes pré-frênica e retrofrênica. O nervo frênico se anastomosa com o nervo