Neoplasias cranianas
Neoplasia: É o crescimento celular descontrolado e não associado a qualquer necessidade fisiológica, pode ser benigna ou maligna, sendo classificado de acordo com o tecido de origem.
1.1 Procedimentos de diagnósticos
- Histórico clinico (prontuário e exame físico).
- Estudos radiológicos.
- Ressonância magnética nuclear.
- Ecografia.
- Gamagrafias.
- Tomografia computadorizada.
- Endoscopia.
- Estudos de laboratório.
- Marcadores tumorais.
- Citologia.
- Biópsia.
- Ressecção e análise.
1.2 Avaliação
Física
Aparelho neurológico
- Sentidos: desperto, alerta, letárgico, estuporoso e comatoso.
- Orientação no tempo, pessoas, lugar e situação.
- Capacidade para obedecer a ordens.
- Memória.
- Atento, distraído.
Psicossocial
- Ameaça á independência, influência sobre os demais, conduta adaptativa, capacidade de tomar decisões, valores apreciados,futuro sem limites,informação sobre o tratamento, nível de compreensão, idéias errôneas e mitos.
- No período de diagnóstico: temores antes do resultado, avaliação constante da compreensão e percepção, métodos de combate, relações sociais, métodos de comunicação, respostas de conduta, hiperatividade autonômica.
- Na confirmação do diagnóstico : conhecimento dos resultados e significados dos estudos, significado da doença, temores de desfiguração e dor, benefícios secundários disponibilidade de recursos, culpabilidade, castigo, desesperança, ataque de pânico, regateio, resistência injustificada ao tratamento, adaptação.
- Na fase de tratamento: informações adequadas para uma tomada de decisão com o conhecimento de causa, riscos, benefícios e complicações de cada tipo de tratamento, resultados da investigação atual, resultado imprevisível. Nível de compreensão do tratamento eleito, reação ao tratamento, desejo de esperança de cura, expressão de sentimentos como cólera, temor, tristeza, dependência e impotência.
- Na preparação para a alta: informação sobre os cuidados