MONOGRAFIA NEOPLASIAS DA TIRE IDE EM C ES
3976 palavras
16 páginas
CAPAFOLHA DE ROSTO
TERMO DE APROVAÇÃO
Dedico esta monografia a meus familiares, aos colegas de curso, aos professores e a todos aqueles que direta ou indiretamente contribuíram para esta conquista.
LISTA DE SIGLAS E ABREVIATURAS
CID – Código Internacional de Doenças
T4 - Tiroxina
TSH - hormônio estimulante da tiróide
LISTA DE FIGURAS
Figura 1 - Representação esquemática da vista ventral da tireóide e paratireóide no cão e sua relação anatômica com estruturas adjacentes como a traquéia, esôfago, artéria carótida, veia jugular interna, tronco vagossimpático e musculatura cervical 11
Figura 2 – Imagem de um carcinoma de tireóide bem encapsulado em um cão 15
Figura 3 - Carcinossarcoma tireoidiano em cão 18
RESUMO
Os tumores da glândula tireóide são relativamente comuns em cães e gatos. O presente estudo revisou a literatura sobre as neoplasias da tireóide em cães e gatos, buscando identificar a etiologia, diagnóstico, tratamento e prognóstico destas doenças nestes animais. Foi visto que a causa do câncer de tireóide em cães e gatos é ainda desconhecido. O tempo médio de sobrevivência após excisão cirúrgica completa para tumores não-invasivos é de aproximadamente 3 anos e para tumores invasivos, de 6-12 meses. Do exposto conclui-se que apesar de raras, as neoplasias da tireóide em cães e gatos são graves, extremamente agressivas, localmente invasivas e de grande potencial metastático, sendo o tratamento eficaz apenas para obter maior sobrevida do animal, não havendo na literatura relatos de cura.
Palavras-chave: Neoplasias. Tireóide. Cães. Gatos
ABSTRACT
The thyroid gland tumors are