Patologia
MACROSCOPIA:
PEÇA: Coração
Coração aberto longitudinalmente sem septos interatrial e interventricular, apresentando, portanto um átrio único e um ventrículo único.
CONCLUSÃO: Coração bicavitário (agenesia de septos).
PEÇA: Pé esquerdo
Pé esquerdo de criança apresentando seis artelhos de aspecto macroscópico habitual.
CONCLUSÃO: Ocorrência extranumerária de dedos (Polidactilia).
OBSERVAÇÃO: Esta condição pode comprometer pés e mãos e decorre do aparecimento de dedos ou artelhos extranumerários. Pode ser uni ou bilateral.
PEÇA: Rim
Rim aberto, descapsulado, com superfície externa bocelada e desenho vascular proeminente, apresentando limites córtico-medulares apagados em um dos pólos e conservados no pólo oposto.
Observamos a presença de duas pelves renais relacionadas a dois ureteres.
CONCLUSÃO: Duplicação ureteral.
OBSERVAÇÃO: Trata-se de malformação comumente associada à duplicação da pelve renal. Geralmente não leva à disfunção do órgão. Na maioria das vezes os ureteres penetram separados na bexiga, unem-se na espessura da parede da mesma e drenam através de orifício único.
PEÇA: Feto
Feto macerado, deformado pela fixação, apresentando agenesia dos membros inferiores, observando-se extremidade distal afilada, formando uma cauda. Observamos também a ausência de genitália externa e ânus imperfurado.
CONCLUSÃO: Agenesia de membros inferiores e atresia anal (Sirenomelia - feto em sereia).
OBSERVAÇÃO: Trata-se de malformação decorrente da degeneração da porção caudal do embrião. Além dos defeitos externos já citados, associa-se à agenesia renal, ureteral, vesical e uretral. As gônadas geralmente estão presentes, mas os outros órgãos genitais raramente são encontrados. A causa desta degeneração embrionária é desconhecida.
PEÇA: Fetos
Fetos apresentando agenesia da calota craniana, com face de batráqio, sem massa encefálica. Em um deles observa-se material membranáceo em região de base de crânio