rota
Palavras-chave: contos, Eça de queirós, realismo
Personagens masculinos e femininos sempre estiveram presentes na literatura desde seus primórdios, porém percebemos que a partir do surgimento dos realistas em oposição a visão romântica a mulher abandonou aquela caracterização de ser perfeito e frágil e aparece com qualidades e defeitos como um ser humano normal, assim o papel da mulher começa a ser sutilmente debatido o que contribuiu não apenas para o inicio de mudanças no tipo de educação mas também nos costumes e cultura feminina.
No conto analisado “Singularidades de uma rapariga loura” de Eça de Queiros, é presente a desmistificação do “herói” romântico da mulher como ser perfeito e a antítese entre o amor idealizado e o mundo real.
Eça de Queiros utiliza aspectos contrastantes na caracterização dos personagens, caso de Macario e Luisa, bem como nas situações irônicas criadas como conseqüência natural
******************************************************
No conto realista de Eça, muitos contos e personagens estão a serviço de algumas idéias pré-concebidas. Por exemplo,
"Singularidades de uma Rapariga Loira" , marca uma visível intencionalidade de sátira e crítica a heróis românticos como Macário. Assim, o conto de Eça de Queirós se aproxima muito do seu romance por essa intencionalidade. Assim é que o conto de Eça de Queirós, é o único no Realismo que revela uma intencionalidade dos temas e no recorte das personagens.
Em geral, no conto de Eça de Queirós, o amor se reduz a um choque entre certa idealidade e a realidade concreta, aquela dentro de