Neoconstitucionalismo
R= O constitucionalismo contemporâneo brasileiro sofreu diversas mudanças com o passar do tempo e com essas mudanças implicou o surgimento de um fenômeno que tem alterado o modo de examinar e interpretar a Constituição e seu papel no ordenamento jurídico. Essas várias alterações ocorridas no Direito Constitucional contemporâneo recebeu o nome de neoconstitucionalismo, que visa a modificar e alterar os modos de compreensão, interpretação e aplicação das Constituições. Com isso o neoconstitucionalismo faz com que o Novo Código de Processo Civil incluísse, expressamente, princípios constitucionais.
2. Explique a relação entre o ativismo judicial e a judicialização das políticas públicas.
R= A judicialização é um fenômeno bastante complexo e possui diferentes dimensões. De um ponto de vista institucional, a judicialização da política define-se como um processo de transferência decisória dos Poderes Executivo e Legislativo para os magistrados e tribunais, que passam, dentre outros temas controversos, a revisar e implementar políticas públicas e rever as regras do jogo democrático. Já o ativismo judicial é igualmente complexo a judicialização por conter uma pluralidade de dimensões. Preliminarmente, o ativismo judicial pode ser praticado tanto no exercício da prestação jurisdicional (por meio dos autos do processo) quanto de forma externa aos autos pelos magistrados como, por exemplo, em entrevistas, discursos de posse e pronunciamentos fora dos autos dos processos. O ativismo extrajurisdicional torna explícita uma dimensão de "politização do Judiciário", aproximando-o do modo de atuação dos demais poderes de Estado, os quais são legitimados democraticamente para tanto.
3. Como o neoprocessualismo influenciou o novo Código de Processo Civil?
R= O projeto do Novo Código de Processo Civil tem inspiração neoprocessual. Ele consagra de modo expresso, alguns princípios