Negociação
II. Uma vez os ratos, que viviam com medo de um gato, resolveram fazer uma reunião para encontrar um jeito de acabar com aquele eterno transtorno. Muitos planos foram discutidos e abandonados. No fim um rato jovem levantou-se e deu a ideia de pendurar uma sineta no pescoço do gato; assim, sempre que o gato chegasse perto eles ouviriam a sineta e poderiam fugir correndo. Todo mundo bateu palmas: o problema estava resolvido. Vendo aquilo, um rato velho que tinha ficado o tempo todo calado levantou-se de seu canto. O rato falou que o plano era muito inteligente, que com toda certeza as preocupações deles tinham chegado ao fim. Só faltava uma coisa: quem ia pendurar a sineta no pescoço do gato?
Moral: Inventar é uma coisa, fazer é outra.
III. A Moral da fábula “Inventar é uma coisa, fazer é outra”. Existem pessoas que tem certa ideia para solucionar problemas ou até mesmo conquistar algo. Porém não saber como coloca-la em prática, tirar essa ideia do plano imaginário executando o que havia pensado.
IV. A Reunião Geral dos Ratos foi realizada em prol do bem comum de cada integrante do grupo. Sendo que ideias são bem vindas desde que sejam bem elaborada e executada. Tendo coerência e sabedorias nas questões abordadas.