Negociação
Nível 1 — discussão, baseada em posições entre governo e petroleiros/ sindicalistas. A greve dos petroleiros, ocorrida no melo do primeiro semestre de 1995, foi fato que mobilizou todo o país. 0 caso em questão tratava inicialmente de um movimento generalizado, envolvendo setores do funcionalismo público, em uma manifestação de rechaço às medidas propostas pelo governo, de reformas consCtucionais, onde as posturas neoliberais provenientes do então governo de Fernando Henrique Cardoso (FHC), objeCvaram, entre outras coisas, a quebra do monopólio de alguns setores, como telecomunicações e petróleo. Este úlCmo deu origem a todo o conflito entre governo e petroleiros, analisado a seguir.
•
Episódio 2 •
Nível 2 -‐ debate sobre os verdadeiros interesses da negociação, buscando-‐ se generalizações: governo não cede aos beneTcios propostos aos petroleiros, e petroleiras opondo-‐se as reformas propostas pelo governo.
•
No início do semestre em questão, ocorreu uma série de movimentos grevistas, com o intuito de pressionar o governo a rever a posição assumida, em relação ao não-‐ cumprimento de um acordo realizado com o governo anterior, liderado