Negociação
O planejamento da negociação proporciona a oportunidade de conhecer o melhor nosso próprio empreendimento e consequentemente nos permite ter uma visão mais ampla sobre os nossos pontos mais fortes e das nossas fraquezas, fato que nos fornece a oportunidade de nos preparar frente às objeções que podem surgir e prejudicar nossa negociação. Em outras palavras, o planejamento da negociação permite a avaliação do conjunto de fatores, como a viabilidade financeira e a visão de mercado, de maneira a auxiliar e gerir o plano de ação mais adequado para a negociação.
b) Quais são os principais passos ou procedimentos que devem ser seguidos durante o processo de planejamento da negociação?
1. Preparação: o momento de definir, determinar o objetivo, o que negociar. É a fase de traçar a estratégia e ideais. Onde definimos o assunto relacionado, quem serão os envolvidos, os interesses em comum, as diferenças, sejam elas culturais ou comportamentais.
2. Exploração: nesta fase buscamos o campo de pesquisa, expandimos o nosso conhecimento, no intuito de ampliar e enriquecer nosso conhecimento.
3. A negociação: - A busca resultado para ambas as partes, é o momento de colocar em prática o que foi planejado anteriormente, é a hora de efetivar a conquista de maneira ética, do encontro do benefício mutuo, através da decisão em conjunto e maneira assertiva, no qual muitas vezes nos deparamos com o processo “ ganha – ganha”.
c) Qual é a importância da ética na negociação?
O bom relacionamento depende e é um dos seguimentos da reflexão e da cultura ética, pois influencia diretamente na postura das negociações, proporciona a credibilidade das negociações, no qual garante a permanência e consequentemente o sucesso de nossos objetivos, de maneira clara e sadia, onde todos tenham ciência e o comprometimento com resultado em comum.