Poesia Contemporânea
A poesia produzida atualmente no Brasil é bastante diversificada, possuindo inúmeras cores, tendências e matrizes. Assim como em qualquer agrupamento humano, reflete a disparidade de seus membros, com instantes de maior ou menor encanto, lucidez e sensibilidade.
Poesia contemporânea brasileira, ela dialoga com alguns autores da primeira, segunda e terceira fases do Modernismo, observa-se ainda a intensa força e fascínio que o concretismo imprimiu sobre alguns poetas como na obra de Arnaldo Antunes.
Arnaldo Antunes
É músico, poeta, compositor e artista brasileiro, e começou sua carreira artística na banda Titãs. É conhecido por ser um dos principais compositores da música pop brasileira. Poeta, músico e artista gráfico. Desde a adolescência participa de várias performances artísticas coletivas. Em 1978 ingressa na faculdade de filosofia, letras e ciências humanas da Universidade de São Paulo, mas não conclui o curso de letras.
A poética de Arnaldo Antunes foi influenciada pelo concretismo e por poetas admirados por ele, porém ele transita entre a radical experiência da poesia visual e o verso mais tradicional.
Poesias de Arnaldo Antunes
Iluminuras
Pensamento vem de fora e pensa que vem de dentro, pensamento que expectora o que no meu peito penso.
Pensamento a mil por hora, tormento a todo momento.
Por que é que eu penso agora sem o meu consentimento?
Se tudo que comemora tem o seu impedimento, se tudo aquilo que chora cresce com o seu fermento; pensamento dê o fora, saia do meu pensamento.
Pensamento, vá embora, desapareça no vento.
E não jogarei sementes em cima do seu cimento.
Arnaldo Antunes
Cultura
O girino é o peixinho do sapo.
O silêncio é o começo do papo.
O bigode é a antena do gato.
O cavalo é o pasto do carrapato.
O cabrito é o cordeiro da cabra.
O